terça-feira, junho 05, 2007

derivação de um pensamento

A pintura serve, não para veneração, mas somente para educar as mentes dos ignorantes, para edificação dos incultos, e para informar o povo sem instrução, que a contempla.

derivação de um pensamento de Gregório Magno, Doutor da Igreja (sécs. VI-VII d.C.)

2 comentários:

CMS disse...

«O carácter didáctico é a mais típica das características da arte cristã [da Idade Média], quando comparada com as antigas; os gregos e romanos usaram a arte com bastante frequência como instrumento de propaganda, mas nunca a empregaram como simples veículo de doutrina.»

Arnold Hauser, “História Social da Arte e da Literatura”

Carla Alexandra Gonçalves disse...

Prezada CMS,
Obrigada pelo seu comentário que me levou a acrescentar outro pensamento.
O facto das artes plásticas funcionarem, durante a larga idade média, como uma forma de doutrinar (ou de catequisar) o povo só é admissível se entendermos que, para além delas, havia uma extensa cultura oral que suportava esse conhecimento (tradicionalizado).

Não eram as obras plásticas que, desapoiadas de um programa oral (e depois passado à escrita, como foi o caso da Legenda Dourada, entre outros livros de santos...) ofereciam os conhecimentos doutrinários, mas todo um conjunto suportado e organizado.

A arte ilustrava o imaginário de um povo iletrado mas que, ainda assim, recebia um determinado conhecimento por via oral.

Um abraço
Carla