quarta-feira, maio 07, 2008

da luz pálida e quieta que ainda assim perpassa por entre os fios de linho esparsos que enformam a mortalha





Queria fazer das ideias um mundo que delas somente se preenchesse para crescer, e assim mesmo fazer do mundo um lugar cheio de fantasia. Mas depressa chegou o dia em que aquelas ideias, as mesmas ideias que consubstanciariam aquele mundo almejado, e porque nunca elas, tal como os sonhos, conheceram a gravação em tinta que lhes desse carne real, foram fechadas num pano branco feito de um linho macio e embrulhadas no mesmo corpo que assim conheceu a terra onde viria a demorar-se, na eternidade dos silêncios.
Oh altíssimo, porque fazeis com que a fantasia não tome o lugar da vida, sempre, mas somente naquele instante, naquele pedaço de tempo que quase sempre surge ao crepúsculo, ou já de noite, em que a carne crispada conhece o lençol com que se enrola o corpo, depois inerte, tornado ao par feito de velhas penas brancas onde se gravam os sonhos em tinta escura, mudado que foi o mundo em visão gélida e distante.

É que assim se torna a vida em morte, e a morte em vida, e vida em morte tornada vida.

7 comentários:

Anónimo disse...

Crepúsculo ... noite ... desassossego : "Sei que despertei e que ainda durmo. O meu corpo antigo, moído de eu viver diz-me que é cedo ainda… Sinto-me febril de longe. Peso-me, não sei porquê…
Num torpor lúcido, pesadamente incorpóreo, estagno, entre o sono e a vigília, num sonho que é uma sombra de sonhar. Minha atenção bóia entre dois mundos e vê cegamente a profundeza de um mar e a profundeza de um céu; e estas profundezas interpenetram-se, misturam-se, e eu não sei onde estou nem o que sonho."

Desculpa manchar assim esse teu pano branco ...

JB

Carla Alexandra Gonçalves disse...

será mesmo que o meu pano ficou assim manchado? creio que não..., pelo contrário.
c.a.g

J. disse...

Honi soit qui mal y pense ... oito horas depois ainda não dormi ... é melhor ir dormir um pouco, desleixei-me e a luz do sol ia caindo sobre mim. Descobrir a página ideal para me lançar no sono. Até logo. Nosferatu levantou asas ...

JB

Carla Alexandra Gonçalves disse...

Hey Nosferatu,
espero que «a página ideal» para lançar-te no sono não seja este blog (buáaa).
de facto, o sol raia há horas e não convém que ele te provoque aquelas dores tão horrorosas.
dorme bem e sonha com os anjos
c.a.g.

Anónimo disse...

"a página ideal" pode ser uma bela página como uma toca de coelho à espera de uma Alice que por lá caia ... ou como a cama do Little Nemo a caminho do inesperado ... escusa de ser uma página chata e, obviamente, que neste sentido de chatice este blog está excluído (de ser chatice). E obrigado. E um anjo (caído) vai abrir-me uma arca de sonhos. ( Será que se nota muito, pelos tempos verbais, que ainda não consegui dormir? Será que se nota que, para continuar a ter um dia como um quadrado de Malevich, tive de esperar que um canalizador se fosse embora depois de honradamente cumprir a sua tarefa, apetecendo-me eu cravar-lhe uns alvos caninos no pescocinho? Aleluia : é agora ! Vem a mim página! Vamos esperar o regresso da Lua!E tu, prezada e benévola leitora destas elocubrações, um anjo te guarde e alivie o teu cansado humor!Deliro e encolho os ombros.See you, my friend ...

JB

Carla Alexandra Gonçalves disse...

Prezado Nosferatu
Devo pedir-te desculpa, porque a leitura da tua insónia fez com que o meu humor fatigado ganhasse nova vida (pelo menos deve ser isso que faz levantar os dois cantos dos lábios na forma de um sorriso).
E do sorriso passei mesmo a um indecoroso (dado que o infortúnio de não dormir é transtornante) gargalhar.

Obrigada pelas palavras simpáticas,
c.a.g.

J. disse...

:)

j.