segunda-feira, julho 16, 2007

... a sala de aula vazia...

Porque as tarefas foram cumpridas…

Os exames da primeira época foram feitos e as notas foram lançadas e veio o Verão, cheirando a pausas, ou ao tempo em que a preguiça faz sentido (li isto ontem no Público, mas não me recordo da fonte e o jornal foi já reciclado…). Chegamos enfim ao tempo das suspensões, que também é de reflexões, porque o ano não acabou na verdadeira acepção, estimando-se ainda em mais dois exames antes do termo, para os que ainda não acabaram.

Desta experiência com os alunos, no Blog, ficou uma sensação algo estranha, porque de facto, este não é o lugar mais acenado para outras indicações, porque este espaço apela a outros sentidos, para além dos nossos sentidos e das nossas relações de aluno e professor.

Este não foi um lugar de diálogos, mas de monólogos entrecruzados com as suas pausas para lazeres e outros imaginários, sempre à luz do que entendi como um espaço de trocas. No ano lectivo que se seguirá partindo de Setembro, deixo de indicar o Socialarte como um sítio que pode consultar-se, porque o formato deste local, a manter-se, alterar-se-á. As ligações do Socialarte com a Universidade Aberta terminarão em breve, e este caminho far-se-á mais solitário e mais ameno, se entender dar-lhe continuidade.

[A experiência aqui vivida transfere-se para outro sítio, no Moodle, em página apropriada para os efeitos e, também por isso, parece que estou a tornar esta entrada como uma elegia à já defunta (embora ainda não me sinta assim moribunda)].

Encerro as portas também para me pensar, e para pensar no arranque do ano lectivo que vem, cheio de novidades e de coisas novas para serem lidas e, antes disso, ainda as devo escrever… Resolverei as três unidades curriculares do 1.º Ciclo na certa medida de Bolonha, espero, se a imaginação e o saber mo permitirem e se a saúde me arranjar espaço, no tempo que ainda tenho, para as resolver com dignidade. Imaginarei ainda duas unidades para o Mestrado em Estudos do Património, que me trará efeitos de luz, certamente. Este é um caminho duro mas muito aliciante… E porque assim é, o socialarte mudar-se-á, por certo, noutra coisa qualquer ou noutro encontro fortuito que os acasos gostam de construir.

No canto da minha sala de aula vazia tento reencontrar-me.
E se me encontrar, na ânsia de encher outra sala, com outras coisas, far-me-ei anunciar…

Obrigada aos que me leram, e aos que me foram dando incentivos para continuar, e boas férias, para quem as pode gozar. Estou nos sítios do costume, para quem quiser continuar a comunicar, porque da fala e da escrita e das trocas não me saciarei … jamais!

6 comentários:

Anónimo disse...

Por aqui parei... enquanto aluna curiosa.
Para aprender estou sempre disponível e aqui encontrei vários posts que me fizeram reflectir e ficar ainda mais curiosa.
Contudo, esta é a primeira vez que faço um comentário. Por estas leituras procurei-me, escondi-me e reencontrei-me. Por isso, por aqui andarei.
Parabéns pelo seu Blogue e sobretudo pela forma como "promoveu" a arte!

Carla Alexandra Gonçalves disse...

Prezada "VC":

Obrigada pelas suas palavras tão simpáticas quanto encorajadoras.
É sempre bom sabermos que aquilo que escrevemos, porque pensamos, pode interessar a alguém.
Um abraço
carla

Anónimo disse...

O seu blog tem sido uma fonte de informação muito útil para a realização da disciplina Sociologia da Arte, oferecendo (como bónus?) constantes convites e desafios para a exploração de várias (e menos “mainstream”) formas de Arte.
Também não me apetece despedidas…
O mestrado só começa em Março. Faltam ainda seis meses. :( Meio ano em silêncio parece-me excessivo, por isso, decidi quebrá-lo de imediato. ;)
Um grande abraço,
CMS

P.S. - Tenciono "quebrar o silêncio" igualmente no fórum. :)

Carla Alexandra Gonçalves disse...

Prezadíssima "CMS"
Obrigada pelas suas palavras tão gentis... nesta altura em que trabalho tanto na preparação do ano lectivo que vem, sem tempo para nada, sabe bem este género de afagos ternos.
Vai fazer o Mestrado em Estudos do Património? Se assim for lá me terá em duas UCs (!) ainda por escrever...
Um grande abraço e até já
Carla

Anónimo disse...

É minha intenção fazer o Mestrado em Estudos do Património, sim, mas as inscrições só abrem em Dezembro... Ainda falta muito tempo.
Confesso que estive a analisar um outro curso de mestrado na mesma área, oferecido pela UNL, mas gostei mais do plano curricular apresentado no despacho de abertura do Mestrado em Estudos do Património da UAb. Parece-me ir mais ao encontro das minhas expectativas... e da investigação que ultimamente tenho feito no âmbito de um projecto que pretende valorizar património (edificado e natural) menos conhecido... ou mais esquecido. Aprecio muito os "pequenos tesouros" que se descobrem quando investigamos história local e regional... e tenho um grande interesse em estudar a relação entre a valorização/fruição desse património e o bem-estar das populações. Espero que o mestrado possa ser uma boa plataforma para o início desse estudo.

Grande abraço
CMS

Orlandini disse...

Sinto-me ainda mais como que impulsionado a aprender esta disciplina, depois das palavras que aqui li e que de certo vão de encontro daquilo que desejo e gostava de transformar no futuro.
Sinto-me cheio de vontade de ser seu aluno, e vou sê-lo no proximo ano lectivo e ainda com mais vontade de o ser no mestrado em estudos do património que ainda estava a ponderar.
Desejo-lhe o melhor da vida.